top of page
  • Foto do escritorEdi

Você já ouviu falar em Prototipagem rápida?


Prototipagem é um termo que vem da palavra protótipo, ou seja, criação de um modelo inicial de um produto ou projeto; geralmente utilizado em testes para aprovações de um conceito ou design.


A Prototipagem rápida nada mais é que a criação através da Manufatura aditiva, ou Impressão 3D, entregando protótipos de alta fidelidade, realistas, com suas versões finais de impressão seguindo o modelo digital criado do objeto de maneira muito precisa.

A velocidade para se produzir os itens também entra em destaque, seguindo o modelo digital a impressão final é muito mais precisa. Produzindo mais rápido, há uma economia de custos. Inclua aí a matéria-prima, muito mais barata que a tradicional, isso faz com que o produto tenha um valor menor para o consumidor final.


Conte também com a personalização, cada vez mais a demanda por produtos “únicos” tem crescido e isso pode levar a uma vantagem para a empresa quando trabalha com este tipo de tecnologia.


E não podemos esquecer do principal, sustentabilidade: essa alternativa reduz o uso de materiais desnecessários e economiza energia.


No setor da saúde essa tecnologia permite, imprimir próteses sob medida e de baixo custo, reproduzir cópias exatas de órgãos do corpo humano para que sejam examinados da maneira mais correta e ter diagnósticos mais precisos.


Um outro exemplo de prototipagem interessante está no setor automotivo, no ano de 2014 a empresa Local Motors imprimiu em 44 horas um protótipo de um carro exclusivo para expor no Salão da Indústria de Chicago.


Sabe também quem já faz uso dessa tecnologia?


A Pete, que em parceria com a 3D Printed Toys, criou o protótipo do ROB, um robô educacional, que faz parte do projeto “O fantástico mundo de Rob” que auxilia no desenvolvimento de crianças entre 3 a 5 anos dentro das salas de aula.


São mais de 30 atividades sugeridas nos livros de apoio, dando a criança a oportunidade de trabalhar a comunicação, independência, atitude colaborativa e senso crítico.


O ROB se movimenta em uma esteira formada por peças de encaixe em formato de quebra-cabeças, onde, através da leitura de cada uma delas o robô executa mais de 15 comandos diferentes, proporcionando a criança de forma lúdica e divertida os primeiros contatos com a robótica.


O time da 3D Printed Toys conta que a base do ROB levou 10 horas em sua impressão e meia hora em teste. Depois das primeiras avaliações foram identificadas correções necessárias ao projeto. O robô foi redesenhado e em menos de dois dias ele foi aprovado.


Imagens 3D Printed Toys: Criação ROB


Para Gustavo Morcelli, CEO do Grupo PETE, a parceria com a 3D Printed Toys foi relevante para o sucesso do projeto, pois impactou diretamente no tempo de entrega e nos custos finais.

Se levássemos em conta um processo tradicional de aprovação e construção de um modelo para teste, como na manufatura convencional, esse tempo aumentaria para mais de 6 meses.”


Instagram: Pete Educação




Saiba mais em rob.pete.com.br


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page