top of page
  • Foto do escritorEdi

Você conhece as diferenças da impressora 3D desktop vs. impressora 3D industrial? Vem com a gente!

Atualizado: 8 de mar. de 2021

A Impressão 3D surgiu em 1984 nos Estados Unidos utilizando a estereolitografia, uma técnica que funciona a partir da luz que, de maneira direcionada, faz a solidificação de resinas plásticas dando forma aos objetos.


Desde então, a tecnologia evoluiu, e em 1989 surgiram as primeiras versões das impressoras 3D, que são base para as modernas impressoras que temos hoje.


Com o passar do tempo, as impressoras passaram a ser divididas em categorias de trabalho, sendo duas das principais categorias, as impressoras 3D do tipo Desktop e as impressoras 3D do tipo Industriais. As principais diferenças que envolvem suas tecnologias são suas propriedades como: precisão, espessura de camada, espessura de parede de materiais e custo de impressão.


Mult Jet Fusion da HP
Impressora 3D Industrial Mult Jet Fusion da HP

Quanto as aplicações, as impressoras 3D do tipo Desktop são comumente utilizadas na visualização de modelos, prototipagem rápida e educação. Já em relação as impressoras 3D do tipo Industrial, temos aplicações de fundição de metal, arquitetura avançada, aplicação de modelos em técnicas aeroespaciais, assistência médica, entre outros usos avançados.


PRUSA MK3S
Impressora 3D Desktop PRUSA MK3S

Os recursos usados durante a produção em uma impressora 3D industrial geralmente são maiores que os de uma impressora 3D desktop, isso significa que uma máquina industrial pode concluir uma produção maior muito mais rapidamente do que uma impressora 3D desktop, pois possuem uma área de impressão maior, o que facilita a criação de peças maiores em apenas uma impressão ou imprimir mais peças ao mesmo tempo.



A tecnologia de impressão 3D é apontada por muitos analistas como a grande aposta de futuro de diversas companhias de tecnologia. Um dos maiores destaques fica com a HP, uma gigante do setor de tecnologia que já tem um nome estabelecido em campos como computação e impressão e vem inovando continuamente no seguimento com a sua linha Multi Jet Fusion, que consegue imprimir objetos com até 10 vezes a velocidade das impressoras 3D disponíveis no mercado e também consegue mesclar materiais de diferentes cores.


Usando a tecnologia baseada nas impressoras de jato de tinta da HP, ela insere agentes líquidos nos objetos para torná-los mais detalhados, texturizados e resistentes.





A utilização das impressoras 3D vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e essa tendência demonstra que existe um potencial mercado em larga escala para utilização .em fins domésticos.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page