Nas passarelas: a impressão 3D.
- Edi
- 12 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
A tecnologia de impressão 3D vem conquistando espaço e ingressando nas passarelas.
Marcas consagradas mundialmente como Chanel e Versace já estão inserindo as impressoras 3D em suas criações.
No caso da Chanel, grife francesa, a coleção de inverno de 2015 foi lançada com um desfile de dez peças inteiramente impressas em 3D, cujo laser derreteu os materiais e os acomodou em camadas, conforme direcionado pelos moldes realizados previamente. Para o acabamento, algumas peças foram pintadas e bordadas.

Já a marca italiana Versace misturou peças impressas em 3D com materiais tradicionalmente usados na confecção de roupas, como detalhes em crochê.
A designer Noa Raviv (Israel) apostou no plástico para vestir mulheres com elegância e modernidade. Ela usou padrões geométricos e muita criatividade para criar peças que foram impressas em 3D.
A série chamada Hard Copy foi inspirada no estilo contemporâneo da moda e traz diversas linhas e padrões em preto e branco – em alguns dos modelos, a cor laranja é usada para dar destaque.
Diferentes e um pouco exageradas, as blusas criadas com a impressora 3D foram combinadas com saias leves e discretas, mostrando o balanço perfeito entre o real e o virtual, entre o 2D e o 3D, conforme afirma a artista.



Assim como em outros setores de negócios, a moda pode ter sua cadeia produtiva completamente transformada pelo uso de tecnologias como a de impressão em 3D, permitindo a construção de protótipos rápidos para testes de modelagens e mistura de materiais.
Além de se mostrar uma poderosa ferramenta na aprovação de produtos e fortalecimento de processos criativos, empoderando o artista e dando as ferramentas necessárias para tornar seus designs mais ousados e uma vez impossíveis em algo real.
Comments