top of page
  • Foto do escritorEdi

Guitarra 3D à prova de guitarristas nervosos

Henrik Loikkanen, desenvolvedor do processo de usinagem na Sandvik Coromant, toca guitarra desde a juventude e tinha Malmsteen como ídolo. Guitarrista conhecido por destruir o instrumento em seus shows.


Para tanto, a Sandvik decidiu testar suas tecnologias de ponta construindo a primeira guitarra inquebrável, totalmente em metal e impressa em 3D.


“Precisávamos projetar uma guitarra com um bom som e que fosse inquebrável, não importando as diferentes formas de se quebrar uma guitarra”, relembra Loikkanen. “O desafio de engenharia era a junção crítica entre o braço e o corpo que, geralmente, quebra.”


Guitarra impressa em 3D inquebrável


A Sandvik, confiando em sua expertise líder mundial na metalurgia do pó e manufatura aditiva, decidiu fazer a impressão 3D do corpo. Lasers traçaram um desenho em leitos de pó de titânio fino, fundindo as camadas do material uma sobre a outra. Tais camadas, mais finas que o cabelo humano, formaram o corpo da guitarra.


“A manufatura aditiva nos permite criar peças mais leves, resistentes e flexíveis com estruturas internas que seriam impossíveis de fazer na usinagem convencional,” conta Amelie Norrby, engenheira de manufatura aditiva que participou do projeto da guitarra. “Ela é mais sustentável porque você usa somente o material que precisa para a peça, reduzindo o desperdício.”


Finalizada a guitarra, o instrumento foi dado ao lendário guitarrista Yngwie Malmsteen para ser usado em um dos seus shows. Em dado momento, a destruição foi total, mas a guitarra permaneceu ilesa, mesmo com o artista tentando destruí-la no palco.





“Esta guitarra é uma fera!” Disse Malmsteen após desistir de destruí-la. “É óbvio que a Sandvik ganhou o jogo. Eles trabalharam nela e dedicaram horas. Eu me identifico com isso. O resultado é fantástico. Fiz tudo o que podia, mas foi impossível quebrá-la.”

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page