top of page
  • Foto do escritorEdi

Chegamos às Olimpíadas!

O pódio das Olimpíadas de Tokio 2021, desenhado por Tokolo Asao, é todo feito com plástico reciclado e impresso em 3D.


Para isso caixas de coleta foram colocadas em mais de 2 mil pontos em uma rede de supermercados. Lá, os japoneses puderam deixar a quantidade de plástico que quiseram para contribuir com o projeto.


Também foram reciclados materiais plásticos recolhidos do oceano.


“Ao enviar essa mensagem para o Japão e o resto do mundo, achamos que este projeto terá um grande significado”, disse Toshiro Muto, diretor executivo do Comitê Tóquio 2021, em entrevista a repórteres japoneses.


O professor Tanaka Hiroya, da Keio University, ajudou a transformar o design detalhado utilizando-se de uma impressora 3D.


O design do pódio incorpora a mensagem de “diversidade e inclusão” embutida no emblema.


Pódio impresso em 3D com materiais recicláveis


O padrão xadrez "ichimatsu moyo" que representa o conceito dos emblemas é organizado tridimensionalmente nas laterais do pódio, simbolizando o Japão de hoje por meio da transformação do design tradicional japonês em um estilo geométrico moderno. O design e sua cor, associados ao tradicional corante índigo, expressam a imagem única do Japão que Tóquio 2021 deseja transmitir ao mundo.





Além dos pódios ecologicamente sustentáveis, as medalhas dos atletas também serão produzidas e impressas em 3D com metal reciclado.


A coleta começou em 2017, onde cidadãos e empresas foram convidados a doar os aparelhos eletrônicos descartados (telefones celulares, computadores antigos).



Moradores de Tokio e ao fundo o símbolo das Olimpíadas

De acordo com a ONU, o Japão gera mais resíduos plásticos per capita que qualquer outro país do mundo, com exceção dos Estados Unidos. Os organizadores de Tóquio-2021, então, têm como meta Jogos Olímpicos ecológicos e sustentáveis e anunciaram várias medidas para alcançar o objetivo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page