Brasileira cria rede para imprimir em 3D equipamentos usados no tratamento contra o Coronavírus
- Equipe 3D Printed Toys
- 20 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Thabata Ganga é engenheira biomédica especialista em próteses de impressão 3D para crianças. Agora ela quer ajudar pacientes de Covid-19 que precisarem de equipamentos hospitalares.

Thabata Ganga - Foto: Redes sociais/reprodução
Thabata fez uma postagem nas redes sociais na quarta-feira (18) procurando especialistas para ajudá-la no projeto. Ela criou um cadastro online de profissionais e, em menos de 24 horas depois, quase 500 profissionais de todo o Brasil já havia se cadastrado na rede.
Segundo a Thabata, a ideia é unir as pessoas para identificar os equipamentos quebrados nos hospitais públicos que seriam usados para atender pacientes com coronavírus em estado grave. A partir daí, projetar as peças no computador e fazer a impressão 3D , para tornar aqueles equipamentos quebrados funcionais novamente.
Além de ajudar a salvar pessoas que precisarão de respiradores artificiais durante a infecção por coronavírus, Thabata acredita que “quando tudo acabar, teremos um inventário dos equipamentos dos hospitais públicos feito pela rede colaborativa, um inventário mostrando o que funciona, o que está quebrado e o que precisa ser reposto.”
A ideia de produzir peças em 3D para máquinas hospitalares proposta por Thabata foi inspirada na experiência de dois italianos, Cristian Fracassi e Alessandro Romaioli, que produziram válvulas para consertar respiradores de um hospital na Itália por meio de impressão 3D no começo de março.

Os engenheiros italianos já conseguiram ajudar diversas pessoas com as válvulas respiratórias - Foto: Massimo Temporelli/designboom/Reprodução
Você que possui uma impressora 3D também pode ajudar nesse projeto. Acesse o post da Thabata e participe: https://bit.ly/3bcyBnw
Vamos ajudar?
Fonte: G1
Comentarios