top of page
  • Foto do escritorEdi

Atletas do Brasil usarão máscaras feitas com a tecnologia de impressão 3D nas Olimpíadas

Por conta da pandemia de Covid-19, o uso das máscaras pelos atletas e demais membros das equipes será obrigatório, inclusive em trânsito, em algumas competições e no pódio.


Os atletas brasileiros usarão as máscaras da fabricante Fiber Knit, empresa gaúcha que produz máscaras reutilizáveis.



Atletas Brasileiros vestindo máscara com tecnologia em impressão 3D


De acordo com Gustavo Dal Pizzol, CEO da companhia, serão fornecidas 2.550 máscaras para a delegação.


Esses itens, categorizados como “ambientalmente corretos”, são feitos com fibras de poli(tereftalato de etileno) (PET) advindo da reciclagem de garrafas pós-consumo.


As máscaras, são fabricadas com tecidos para roupas e calçados esportivos, com filtro N95 e o molde em impressão 3D.


Especificamente desenvolvidas para a prática de esportes, as máscaras possuem um suporte fabricado por meio da impressão 3D de TPU, que acompanha o produto e que cria um distanciamento da boca e do nariz em relação à máscara facilitando a respiração sem gerar o efeito sucção.


O design empregado no modelo é ajustável, pois possui tira única que se fixa à cabeça (não às orelhas) por meio de terminais de silicone.



Máscara feita com material reciclável e com tecnologia de impressão 3D


Dal Pizzol comentou ainda que cada unidade da máscara utiliza cerca de 0,6 garrafa PET para ser fabricada e, no total, a empresa já consumiu 1,8 tonelada de material pós-consumo.


“Na reciclagem, as garrafas se transformam em fibras, que depois são convertidas em fios que são levados ao processo de tecelagem 3D. É um processo sustentável e limpo, sem sobras de resíduos, como deveria ser em toda empresa que se preocupa com o meio ambiente”, concluiu.

São dois modelos: "Sport" e "Air". A primeira é a máscara com apenas uma tira, que geralmente é utilizada por corredores. Já a segunda é um novo modelo desenvolvido pela Fiber.


“Ela vem com alça de orelha, tecido extremamente leve, antissuor e que não causa coceira no nariz nem dor nas orelhas”, diz Gustavo Dal Pizzol, CEO da Fiber e idealizador dos produtos.

As máscaras desenvolvidas para o Time Brasil vêm em três cores: verde, azul e branca.

Segundo informações disponíveis no site da fabricante, o modelo possui uma estrutura externa de fibras de PET, que confere ao produto bons índices de resistência mecânica prolongando sua vida útil, e uma camada interna de poliamida (PA), que proporciona boa sensação em contato direto com a pele.


Os materiais são utilizados em uma malha tridimensional anatômica e sem costuras e, devido às propriedades dos materiais poliméricos, as peças podem ser lavadas e reutilizadas, sem perda de sua capacidade filtrante, pelo período médio de seis meses a um ano sob uso diário.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page