top of page

Antena em miniatura faz a alegria de adolescente no espectro autista

  • Foto do escritor: Edi
    Edi
  • 8 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Desde pequenininho, Levy da Ressurreição nunca gostou de brincar com brinquedos convencionais. Carrinhos Hot Wheels, patinete e casinhas não eram com ele.


Diagnosticado com o espectro autista, toda vez que a mãe comprava brinquedos, ele gostava mesmo era da embalagem!


Aos 11 anos, apaixonado por bandeirolas e tampas de panela, começou a desenvolver gosto por "brinquedos" grandes demais. Caixas d'água e antenas de televisão. Daí, já foi a vez da família intervir.


Mas ao invés de impedi-lo de brincar com o que gostava, Ester, sua irmã mais velha, teve a ideia de reduzir o tamanho dos objetos. Logo mandou mensagem para Lucas Calmon, estudante de engenharia mecânica e fundador da empresa soteropolitana especializada em peças feitas com impressora 3D, a Triosfera (@3osfera), e pediu a encomenda: "Tem como vocês fazerem a miniatura de uma antena?".

Antes disso, Ester havia passado meses procurando uma antena em tamanho reduzido. E tinha que ser da GVT, era a que Levy gostava. Gostava tanto que fazia todas as atividades diárias com a original, de comer a dormir. “Durante mais de três anos, dormiam em uma cama de casal Levy, minha mãe, minha irmã mais nova e a antena”, relata Ester. Foi um alívio, então, quando encontrou o que procurava.


Levy e sua antena impressa em 3D :)

E a mesma coisa aconteceu com o tanque d’água. Só que, diferentemente da antena, ele não dormiria com ela, mas tentaria subir em lugares altos para alcançá-los. A família, então, resolveu se unir para evitar uma tragédia. “Saímos passando em pontos de comércio da Fortleve, a marca do tanque, e conseguimos uma miniatura”, explica.


E claro que Lucas não foi o único satisfeito da história. Mesmo sem formar frases longas, Levy demonstrou felicidade do seu jeitinho. “Ele não é muito verbal, só repete as palavras que gosta. Mas ficou o dia todo com a antena na mão. Não desgruda mais”, conta Ester.
 
 
 

Comments


001.png
bottom of page